Contabilidade Gerencial, Formação e Estruturação do Preço de Venda, Conceituação e Prática na Indústria, Varejo e Serviços. » Foco Consultancy - Desenvolvendo Pessoas, Transformando Organizações – São Luís, Maranhão

Desenvolvendo Pessoas, Transformando Organizações – São Luís, Maranhão

Contabilidade Gerencial, Formação e Estruturação do Preço de Venda, Conceituação e Prática na Indústria, Varejo e Serviços.

OBJETIVOS E BENEFÍCIOS

  • Refletir quanto aos propósitos, objetivos e metas das empresas;
  • Avaliar as vantagens e desvantagens do Sistema de Custeio Baseado no Volume;
  • Praticar as principais ferramentas da Contabilidade Gerencial para a tomada de decisão em custos e preços;
  • Avaliar as vantagens e desvantagens do Sistema de Custeio Baseado em Atividades ABC;
  • Verificar a contribuição da Teoria das Restrições nas decisões em custos;
  • Verificar como estruturar as informações para a formação de preços;
  • Refletir sobre a característica dos consumidores para a formação de preços e o target costing;
  • Verificar o impacto dos principais impostos e contribuições na formação de preços;
  • Praticar a formação do preço de vendas na indústria, varejo e serviços.

PÚBLICO

Profissionais da área financeira que elaboram preços e/ou controlam o sistema de custos da empresa e demais executivos e profissionais das diversas áreas que necessitem de maiores informações para analisar e interpretar dados financeiros para tomar decisão em custos e preços.

O curso foi desenvolvido para profissionais iniciantes, bem como para os profissionais que tem como objetivo reciclar seus conhecimentos.

CONTEÚDO

1. Questionamento sobre o Propósito, Objetivos e Metas da Empresa

  • Propósitos empresariais
  • A informação gerencial e a necessidade da visão sistêmica e holística da empresa
  • A necessidade de conhecer as cadeias de valores externa e interna da empresa
  • A realidade dos preços, os riscos e as oportunidades estabelecidas no mercado

2. Gerenciamento voltado aos Resultados

  • A utilização adequada dos recursos e os passos para melhorar o lucro das empresas
  • Agregação de análise de valor no modelo TBS- Toyota Bussiness System
  • O orçamento como ferramenta para atingir a estratégia

3. Indicadores de Desempenho Organizacionais

  • Os principais indicadores utilizados pelas empresas
  • A influência das vendas nos indicadores de resultados e clientes no Balanced Score Card

4. Visão Geral da Contabilidade de Custos Tradicional: Custeio Baseado no Volume

  • Os conceitos da contabilidade financeira aplicada aos custos
  • Os conceitos do custeio por absorção
  • Como ligar com o rateio dos custos?
  • As limitações da contabilidade financeira para a tomada de decisão

5. Visão Geral da Contabilidade de Custos Alternativa: Custeio Baseado nas Atividades – ABC e a Teoria das Restrições – TOC

  • A lógica do custeio ABC
  • Analisando os custos nas atividades
  • Enfoque do ABC para a tomada de decisão de departamental e em serviços
  • Os conceitos e paradigmas da teoria das restrições
  • As contribuições da Teoria das restrições na análise e decisão em custos
  • Como utilizar as ferramentas desenvolvidas por Goldratt?

6. A Convivência do Sistema de Custos Gerencial com o Sistema de Custos Financeiro

  • Análise da necessidade dos dois sistemas e a utilização específica para os diferentes fins

7. As Influências dos Consumidores na Formação dos Preços

  • O conceito de valor
  • Os princípios do Target Costing
  • O comportamento dos consumidores
  • Fatores na decisão por preços
  • Estratégias na formação de preços
  • Os cinco C’s dos preços: custos; clientes; canais de distribuição; concorrentes e compatibilidade.

8. As Ferramentas para se tomar Decisão sobre os Custos

  • O sistema de custeio direto (variável)
  • Análise do ponto de equilíbrio econômico, financeiro e contábil
  • O conceito da margem de contribuição por produto
  • O conceito da margem de contribuição mixada

9. A Implantação e Gerenciamento do Sistema de Custo Gerencial por toda a Empresa

  • Como implantar uma política de redução de custos na cultura da empresa e não caracterizá-lo como um programa finito?
  • As principais ações sobre as operações que geram custos
  • A legitimidade de um programa de redução de custos

10. Formação e Estruturação do Preço de Venda

  • Método do Mark up desejado
  • Método baseado no investimento
  • Método baseado na estrutura de custos
  • Mix na formação de preços

11. A Influência dos Aspectos Fiscais no Preço

  • A influência dos principais impostos e contribuições diretas e indiretas na formação dos preços
  • A consideração dos impostos incidentes sobre as compras para reduzir preços

12. Influência do Custo Financeiro na Formação do Preço

  • O ajuste e o valor presente dos eventos financeiros
  • Cálculo do preço a prazo considerando o custo de oportunidade, inflação e captação.

PRÉ-REQUISITOS

O curso foi desenvolvido para profissionais iniciantes, bem como para os profissionais que tenham como objetivo reciclar seus conhecimentos, mediante abordagem dos conceitos fundamentais e aumento gradativo do grau de complexidade, não exigindo a necessidade de conhecimentos prévios para a assimilação dos assuntos tratados.

INSTRUTOR

Norberto Giuntini

Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica na FECAP/FACESP. Formação em Economia (Mackenzie), Ciências Contábeis (UNIP) e especialização em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Docente na disciplina “Finanças Empresariais” no Curso de MBA EXECUTIVO do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo – SP. Docente na disciplina “Contabilidade Introdutória e Gerencial” no Curso de Graduação de Administração de Empresas do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo – SP. Docente na disciplina “Contabilidade Internacional”, “Auditoria Bancária”, “Orçamento Empresarial” e “Contabilidade Societária” no curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Faculdade Ítalo-Brasileira. Docente na disciplina “Indicadores de Desempenho Estratégicos e orçamento” e “Controladoria” no curso de MBA em Controladoria da FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – SP. Experiência profissional de 24 anos trabalhando em empresas de grande porte como: Mercedes Benz, Elebra S/A Eletrônica, Price Waterhouse Auditores Independentes, CIMAF – Grupo Belgo Mineira e Caloi Norte, nas áreas de Auditoria, Custos e Controladoria. Experiência de 18 anos em consultoria empresarial em empresas de médio e grande porte, nas áreas privada e pública. Autor de diversos artigos publicados em periódicos e apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais de Contabilidade e Custos. Experiência na apresentação, condução de palestras, workshops e treinamentos a executivos e outros profissionais no Brasil.

INFORMAÇÕES 

SÃO LUIS

Datas: A definir
Carga Horária: 16 Horas
Hotel Holiday Inn – São Luis (antigo Hotel Sands)
Avenida Castelo Branco nº 375 – São Francisco – CEP 65076 – 090
São Luís – MA (98) 4009 2252/2255

INVESTIMENTO

R$ 900,00
Incluso material didático, certificados, coffee break e almoço no hotel do evento.

FORMAS DE PAGAMENTO

Depósito Bancário
Foco Treinamento e Desenvolvimento LTDA – CNPJ: 10.359.738/0001-01
Caixa Econômica Federal: Agencia 1739-6 – OP: 003-Conta 2787-7

Cartão de Crédito
Visa, Master, Dinners e Hipercard - Em até 6x sem juros (Somente para São Luis). 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Edilson Lira
98 – 8424 3736/3221 1396
edilsonlira@fococonsultancy.com.br
focoedilson@yahoo.com.br

Camila Faray
98 – 84388256/82673339/ 88051396
camilafaray@fococonsultancy.com.br